
Geografias da Comunicação
Os estudos e pesquisas das Geografias da Comunicação representam o entrecruzamento entre os dois campos de conhecimento. No Brasil, começaram a se organizar em 2008, ano da criação do Grupo de Pesquisa com o mesmo nome no Diretório de Grupos do CNPq e, em 2009, na Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
A sistematização dos estudos permitiu que pesquisadores da comunicação, geógrafos e cientistas sociais passassem a trabalhar em mútua colaboração no esforço de produzir conhecimento no país tanto sobre a dimensão espacial e a produção simbólica da comunicação quanto sobre a dimensão comunicacional do espaço geográfico em seus aspectos fundamentais, interseccionais e de variáveis, incluindo território e territorialidades, regiões, escalas, fluxos, redes e cidades.
Relatórios-base
Documentos setoriais
Referências
bibliográficas
ANATEL. Relatório Anual de Gestão 2024. Acesso em 10/06/2025
â
ANATEL. Relatório Setorial – Desempenho das Prestadoras de Pequeno Porte. Gerência de Acompanhamento Econômico da Prestação. Brasília, 27/02/2025.
â
CETIC.br. Infraestrutura digital: avanços e desafios para a universalização da conectividade. Panorama Setorial da Internet, nº 1, ano 17, março 2025.
â
CETIC.br. TIC Domicílios 2024 - Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2025.
CONSELHO de Monitoramento e Avaliação de Política Públicas. Relatório de Recomendações Wi-Fi Brasil – Ciclo 2023-2024.
CONSELHO de Monitoramento e Avaliação de Política Públicas. Relatório de Avaliação Programa Wi-Fi Brasil – Ciclo 2023.
MOREIRA, Sonia V. (org.). Geografias da Comunicação: espaço de observação de mídia e de culturas. São Paulo: Intercom, 2013.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Anual 2024 - PNAD Contínua. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro: IBGE, 2025. Acesso em 30/07/2025
IPEA. Análises Situacionais e Retrospectivas - Inclusão Digital. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2025.