terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Estação portátil de tratamento transforma esgoto em água de reuso


Olha aí uma solução BRASILEIRA para os problemas de saneamento. Espero que este projeto seja implantado (no mínimo) nos condomínios.
Acabei de ver esta reportagem no Portal Terra. Segue na íntegra.

Uma estação portátil de tratamento de efluentes sanitários desenvolvida no Brasil e capaz de transformar esgoto em água de reuso recebeu reconhecimento internacional. A iniciativa levou o prêmio especial de sustentabilidade da Bienal Ibero-Americana de Design, que acontece em Madri. O projeto tem apelo estético e procurar ser integrado ao espaço público, chamando atenção para a sustentabilidade.
O sistema de tratamento de esgoto portátil, batizado de MBR90, é capaz de devolver diariamente até 50 mil litros de água de reuso - quantidade suficiente para atender um condomínio com 600 moradores. A tecnologia usa apenas processo orgânico e filtragem (sem adição de compostos químicos) e dispensa monitoramento humano, sendo apenas necessária manutenção a cada 30 dias.
A água devolvida pode servir para limpeza, abastecimento de espelhos d’água, descargas para banheiros, sistemas de ar-condicionado, entre outros. A solução sustentável foi desenvolvida pela QUESTTO|NÓ e é facilmente instalável em empresas e condomínios - um equipamento compacto destinado a atender pequenas aglomerações.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário